10.24.2004

os americanos representam grande parte da alegria existente neste mundo*

"De Cole Porter eu sei muitas canções, sei reconhecer que são dele. Meu interesse por música americana, por jazz, cresceu; fiquei conhecendo mais o reportório de Gershwin e o de Cole Porter também. Eu gosto muito de cantores, sobretudo cantoras americanas, e adorava ficar ouvindo gravações de canções de Cole Porter, entre outras. Fui admirando cada vez mais Cole Porter, vendo como ele era genial. Mas houve um momento em que o interesse específico teve uma virada supersignificativa. (…) Eu detesto aqueles guaranás e band-aids no calcanhar, daquela música de Aldir Blanc, por causa do amor imenso que eu tenho por esses momentos de You’re the Top. (…) No dia em que eu lia a letra de You’re the Top, o Cole Porter virou figura do primeiro time da minha cabeça."

[Caetano Veloso. Caetano – Esse Cara. Heber Fonseca. Editora Revan. RJ, 1995]

*Americanos

p.s.Caetano Veloso canta hoje no cruel Pavilhão Atlântico excertos do Great American Songbook e - espero - mais qualquer coisa.

p.p.s. Outros textos (muito interessantes) sobre Cole Porter poderão ser lidos aqui.
Site Meter