10.04.2004

leituras para depois do Indie

O Indie Lisboa apareceu (já não me lembro bem porquê) associado ao festival de Sundance – o mais famoso festival americano de cinema independente. Claro está que, para alguns, de independente Sundance não tem nada. Mas, para estes, tudo o que seja feito com mais do que uma handycam, uma cadeira e uma mesada, está automaticamente excluído do nobre conceito de cinema independente.
Passando adiante - porque o objectivo deste post não é desancar nos radicais do cinema-orgulhosamente-sem-meios -, valerá a pena àqueles que estiverem interessados em saber mais sobre o festival de Sundance, ler o livro Down and Dirty Pictures de Peter Biskind, cujo subtítulo é, exactamente, Miramax, Sundance, and the rise of independent film.
Confesso que ainda não me abalancei a ele. Em qualquer caso, a avaliar pelo anterior trabalho de Biskind: Easy Riders, Raging Bulls – How the sex 'n' drugs 'n' rock 'n' roll generation saved Hollywood -, um verdadeiro must no que respeita a gossip sobre a indústria cinematográfica, onde são descritos em pormenor variadíssimos episódios da vida artística e pessoal dos moviebrats (Coppolas, Scorceses, De Palmas, Schraders, Spielbergs e companhia), temo bem que este seja um livro de leitura obrigatória.




Site Meter