8.16.2004

Atenas

O que há de mais forte em Atenas é a luz e as suas metamorfoses ao longo do dia. Nisto, Atenas é como Lisboa (naquilo é pior e em muitas outras coisas é melhor. Lá iremos).
Uma cidade onde o branco predomina e permite destacar as mais variadas cores com que o sol de Agosto vai, de hora a hora, pintando o céu. Do azul aberto que vai desbotando até tornar imperceptível o recorte no horizonte (branco, com branco e mais branco), ao cor-de-laranja que ganha vida até ao violeta e a um encarnado que, com o pôr-do-sol, salta de novo para o azul, agora noite, a escurecer até tudo ficar preto. Ora se está imerso numa luminosidade tão clara e acutilante que quase cega, como se passa para um cenário em technicolor com cores quentes – laranjas e encarnados – e frias – azuis –, bem definidas, onde encaixa o fim da tarde e princípio da noite.
Atenas é uma cidade que tem que ser visitada no Verão. Não é imaginável em nenhuma outra altura, porque, calculo, em nenhuma outra altura a luz pode ser tão deslumbrante.
Não liguem a quem disser que está muito calor, que é, ou deve ser, insuportável, que, que, que…
Site Meter