7.22.2004

Stupid I Am?

(Em estágio para assistir a Fahrenheit 9/11)
Admito sem qualquer problema que gostei bastante de Bowling for Columbine. Mais por razões formais – a montagem, o ritmo, a manipulação de uma panóplia de imagens já existentes e outras feitas à medida para a ocasião, a teia de contrastes urdida com todas elas (oh caraças! Que já pareço o Celso Cruzeiro a falar) – do que por razões substanciais, onde o “filme” acaba por, no momento final, estampar-se ao comprido. Moore começa por atacar o alvo certo: a venda indiscriminada de armas nos EUA. De forma engenhosa e talentosa, vai mostrando como é insustentável a facilidade com que qualquer um adquire uma arma de fogo, imputando a essa realidade, com alguma (muita) razão, a causa do tão elevado número de mortos a tiro na América. Porém, a certa altura, Michael Moore acaba por deitar por terra aquilo que de bom tinha feito, ao concluir que a facilidade existente na obtenção e posse de armas não é a única – nem sequer a principal – razão para os EUA liderarem destacadíssimos o ranking de mortos à lei da bala. Isto porque, tal como na América, também no Canadá existem milhões de armas à solta, mas aí, ao contrário do vizinho de baixo, as mortes por elas causadas são incomparavelmente em menor número.
Vai daí, o gordo Moore arranca de uma tese sustentável e, a meu ver, razoável – a de que a venda descontrolada de armas é o principal motivo para a escalada de homicídios –, para uma patética teoria da conspiração, segundo a qual a causa para tamanha mortandade está não só na facilidade em obter armas, como, principalmente, no clima de medo criado e alimentado pelos media e promovido e apoiado pelos grandes comerciantes de armamento e pelo governo republicano, agindo todos coligada e deliberadamente. Com isso, avança Moore, os media conseguem audiências, os negociantes um aumento nas vendas e o governo a justificação para as patifarias que pretende praticar. Porém, Moore insinua e afirma muito, mas não prova nada.
É certo que os media, sobretudo os que tem por alvo uma vasta audiência, privilegiam a má notícia – que vende melhor – em deterimento da normalidade. É certo que estes media, em podendo, tenderão a pintar de negro aquilo que é claro ou de mais negra a realidade que já o é. Mas isso tanto se passa nos EUA, como em todos os outros sítios do mundo onde exista liberdade de informação num mercado concorrencial. Acresce que, na mesma América onde os noticiários de algumas cadeias de televisão abrem sistematicamente com notícias de crimes cometidos por pretos, existe uma imensidão de outros canais que trata de uma não menor quantidade de assuntos sob as mais variadas abordagens e pontos de vista. Michael Moore, não percebe, ou finge não perceber, que a única forma (não utópica) de evitar o sensacionalismo e a manipulação que alguns media fazem da realidade, é fazendo aquilo contra o que Moore aparentemente vocifera: controlá-los, censurando-lhe os conteúdos.
O medo originado no alarmismo de alguns media, não é provocado por Bush, nem pelos republicanos. É provocado pelo incontornável mau uso da liberdade de informação, num mercado livre e concorrencial onde as pessoas podem livremente optar por aquilo que lhes é dado a ver. É esta liberdade que permite que haja abusos ou maus usos. Mas é também esta a liberdade que permite a todos escolher aquilo que querem ver ou, simplesmente, optar por não ver. A liberdade de ridicularizar o presidente – Bush, Clinton, qualquer um – como em nenhum outro lugar do planeta. A mesmíssima liberdade que permite a Michael Moore fazer os filmes que lhe apetece, expondo neles aquilo que lhe dá na gana e mostrando-os a quem os quiser gramar.
Esta é a liberdade com que – felizmente – temos (e têm - os americanos) que viver. Ao contrário do que se passa com a Second Amendment.
Não é o medo da televisão ou o medo sugerido pelas "televisões ao serviço do poder" que põe a América aos tiros. Moore sabe que não é por terem uma televisão livre, susceptível a abusos como em qualquer outro sítio, que os americanos se matam uns aos outros. Matam-se por que tem armas na mão. Ponto.       
Site Meter