5.21.2004

ESTREIAS



Hud

The only question I ever ask any woman is, 'What time is your husband coming home?'

Um dos meus filmes esquecidos preferidos é este. Em português o filme recebeu o título de Hud – o mais selvagem entre mil, e, por uma vez, acertámos. Hud, ou melhor Paul Newman, é, de facto, o mais selvagem. Hud dá cabo da vida de todos os que o rodeiam, é arrogante, imoral, irresponsável, indecente, cínico, egoísta, e mau – mean - malvado, mas, simultaneamente, encantador. É um dos mais perfeitos anti heróis do cinema. Que faz vergonhosamente orgulharmo-nos da maldade que, em maior ou menor grau, todos temos.
Hud é um filme tristíssimo, porque depois dos excessos vem a ressaca de uma vida vazia de sentido. No início dos anos 60, quando muitos estavam ainda a começar a alucinar, Martin Ritt, o realizador, ofereceu-nos esta monumental ressaca, num preto e branco baço (seria do meu VHS) mas ainda assim brilhante. Quais Rebel Without a Cause, quais Giant, quais quê.

* Acaba de sair em DVD (na Fnac, claro)




A Casa dos Budas Ditosos

Este pequeno grande livro é, na categoria literatura-da-tusa, um dos melhores que já li. Tal como em Pedro Juan Gutierrez (Triologia Suja de Havana e O Rei de Havana) e algumas passagens de Michel Houellebecq (Plataforma e As Particulas Elementares), João Ubaldo Ribeiro descreve minuciosamente bem actos sexuais de relevo e respectivos prólogos e epílogos, quando os há. De forma porca, como são e devem ser descritos. Sem romantismo nas palavras, que pode até haver na história - pode, não garanto que haja - mas não nas palavras, onde as descrições são cruas e, por isso, tão boas. O sexo, mesmo com amor, não deve ter floreados.
Na Casa dos Budas Ditosos, ao contrário de Gutierrez e Houellebecq, quem fala (embora pela caneta de um homem) é uma mulher, o que, para o homem que lê, torna o livro mais forte, pois os homens, mesmo que pudicamente o neguem, gostam de ouvir as mulheres falar das suas façanhas sexuais.
No D. Maria, onde estreou a peça adaptada do livro, quem vai falar é Fernanda Torres, uma das melhores actrizes brasileiras. Diz quem já viu em São Paulo que Fernanda fala sem desmerecer a obra que sozinha carrega às costas, e digo eu, ou muito me engano, ou é desta que o moribundo Teatro Nacional vai acordar.
Site Meter