4.27.2004

fnac – essa instituição que me faz rastejar

Entro na Fnac. De há uns tempos para cá têm chegado a um ritmo alucinante novos filmes à Fnac. Há banheiras de DVDs espalhadas e empilhadas por todo o lado. Eu, consumidor angustiado e muito curioso, depois de espreitar as prateleiras, preciso de ver o que está dentro dos caixotes para saber o que comprar. Acho sempre que aquilo que mais quero está escondido no fundo de um caixote. Vai daí, peço a um funcionário que passa para ver o que está lá dentro. O funcionário, de rabo-de-cavalo e aspecto sub nutrido, com modos não tão simpáticos como devia, diz-me que não é possível, que tenho que esperar que tudo seja arrumado nos escaparates. Pergunto-lho quando é que isso vai acontecer, já que desde há muitas semanas vejo caixotes acumularem-se pelo chão. A resposta é a esperada: quando for possível!
Não me conformo. Não desisto. Não posso desistir enquanto me passar pela cabeça que no fundo daquelas banheiras pode estar o filme que procuro. Espero que o funcionário desapareça e sorrateiramente ponho-me a espreitar para dentro dos caixotes. O primeiro, o que está em cima da pilha, é fácil de vasculhar. Nada de especial. Passo aos seguintes, missão mais espinhosa que implica acartar com caixas de vários quilos. Uma a uma, lá as vou desempilhando, sempre de forma discreta para não ser apanhado pelo funcionário. Alerta máximo. Olhos a girar como um radar. Trabalho braçal expedito. Até que, com um gesto atabalhoado, entorno uma das banheiras. Há que agir rapidamente. Levanto-me, disfarço e circulo como se não fosse nada comigo. Dou uma volta e volto ao mesmo local, tentando pôr o ar de quem acabou de chegar. Surpreendido, ou fingindo estar, baixo-me para arrumar o que ficou no chão. Aproveito e vou vendo os DVDs. Sinto-me como se estivesse a roubar num supermercado. Sinto o calor abafado de uma cave bafienta. Sinto-me mal, embora não esteja, nem queira fazer mal algum. Quero apenas comprar qualquer coisa numa loja. Presumo que os da loja queiram vender. Não percebo nada.
Site Meter