10.29.2003

Não à Constituição Francesa ! (2)
Pedro Lomba é contra a constituição e contra o referendo à constituição.
Eu também sou contra a constituição (Francesa, insisto, e não europeia).
Quanto ao referendo, tenho que ser a favor.
Atendendo ao modo consumado como esta constituição nos é apresentada, a única arma que nos resta para ser contra ela é o voto num referendo. Todas as outras só servem se forem com o objectivo de levar a esse voto, nesse referendo. È que, nesta matéria, não há buzinão que nos valha.
Não é que eu tenha grandes expectativas quanto ao resultado do referendo. Basta ver a forma como se tenta equiparar o “não” à constituição com um “não” à União Europeia, para perceber que 3/4 da campanha dos “nãos” vão ter que ser gastos a explicar a vigarice dessa ideia. No próprio artigo, o Lomba gasta algumas frases a justificar que, sendo contra a constituição, não é contra a União. Basta ver, ainda, a tentativa de agendar o referendo para o mesmo dia das eleições europeias, nas quais os principais partidos, por motivos de "realismo", vão ser forçados a fazer campanha pelo sim e, desta forma, baralhar um pouco mais o já pouco esclarecido eleitorado.
Mas, em qualquer caso, é melhor tentar do que ficar a ver, a escrever artigos, posts, abaixo assinados e bocas na televisão.
A minha esperança é o referendo. Mas não o nosso. O de outros países, mais civilizados, que não se deixarão reger por uma cartilha made in france.
Site Meter