10.28.2003

Assim fico mais descansado
Grande entrevista de Jorge Sampaio na RTP (até que enfim serviço público).
Boa postura, descontracção e muito, muito, bom senso.
Foram ditas muitas coisas importantes, de forma esclarecida, com as quais quase sempre concordei e que me deixaram sinceramente bem disposto.
No entanto, quero destacar duas intervenções que, não sendo sobre assuntos fundamentais, revelaram características do Presidente que eu muito aprecio:
Primeiro, a forma extremamente bem-educada como desmentiu o fait divers "padrinho de casamento de Paulo Pedroso" (e aqui não me interessa nada o contexto em que este episódio veio à baila nem o que quer que seja do caso Pedroso), afirmando que até admite como possível mas não se recorda de nada.
Segundo, o modo simples, simplicíssimo, como ilustrou a necessidade de renovar o decrépito equipamento das forças armadas e a forma como estas, não obstante o estado desse equipamento, lá vão conseguindo cumprir as suas missões internacionais. Falando da missão na Bósnia, Jorge Sampaio, contou-nos que as chaimites apenas funcionam porque "há uns tipos habilidosos que mexem uns fios para pôr aquilo a andar" e, enquanto falava, fazia com as mãos o gesto dos tais tipos a manobrar os tais fios para desenrascar as chaimites.
Boa educação, simplicidade e, é claro, bom senso.
Site Meter